sexta-feira, 25 de julho de 2014

Músicas para Cerimônia - Quantas escolher?



Olá Noivinhas! 


Música MARCA. Mas marca MESMO! Como não lembrar de alguns momento e ouvir uma música fazendo aquele fundo musical? Tenho comigo uma frase: "Para qualquer momento: música!"
Então não existe a possibilidade de um momento tãaaooo especial, uma boa música não se fazer presente!
Mas são muitos momentos especificos que pedem música, não é? E pensando nisso. para ajudá-la, fiz este post, com a super ajuda dos nossos grandes parceiro no Case Mais: Horizon Música, que sempre arraza nos eventos!

Se você quiser conhecer mais sobre a Orquestra Horizon pode encontrá-los no Facebook
E ver este post completo AQUI!


      ________________________________________________________

Músicas para Cerimônia – Quantas escolher? 

A cerimônia religiosa, independente do credo, é sem dúvida o momento mais emocionante entre todas as etapas que permeiam a união do novo casal. É  nela que os votos serão feitos e o compromisso perante Deus, a Lei, a família, amigos e entre os noivos serão firmados. Ela marca também, simbolicamente, a saída dos filhos da casa dos pais para formar uma nova família e a música tem um papel fundamental nesse momento, embalando toda a emoção e de certa forma ditando o ritmo do evento.
A estrutura da cerimônia religiosa de modo geral é dividida em três momentos, respectivamente as entradas, o rito religioso e cumprimentos. Para ajudar na organização e escolha das músicas para esse momento segue abaixo uma pequena lista com ordem dos acontecimentos que geralmente ocorre na cerimônia:
Entrada do Noivo : 1 música –  A música para a entrada do noivo em nossa opinião deve ser “a cara do noivo” ou seja, deve ser uma música de um estilo ou banda que o noivo goste e que reflita suas preferências musicais, claro que guardado as devidas proporções e respeito, principalmente se a cerimônia ocorrer dentro da igreja. Um bom arranjo musical ajuda nesse momento.
Entrada dos Padrinhos: 1 música. Geralmente se usa uma música mais tradicional para entrada dos padrinhos, e num ritmo mais calmo por estar ainda no  começo da cerimônia.
Outras entradas ( damas de honra, placa “lá vem a noiva”, florista, etc) 1 música para cada “abertura de porta”, ou seja pode ser várias entradas independentes ai usamos uma música para cada entrada ou uma única entrada com vários “personagens” ( damas, seguida de florista eplaca) ai usa-se uma única música todos entrarem. Geralmente nessa(s) entrada(s) são feitas por crianças é um tema da Disney é uma escolha perfeita.

Entrada da Noiva  - 9 entre cada 10 noivas entram ao som da Marcha Nupcial, precedidos ou não por uma clarinada ( veja nosso post sobre a Marcha nupcial). Outra opção muito usada atualmente é tocar somente a introdução e primeira seção da Marcha Nupcial seguida de outra música escolhida pela noiva. 


Ouça uma opção muito usada para a entrada da noiva, música A Thousand Years –Tema do Filme Crepúsculo: 
Consentimento ou Votos  - 1 música de fundo pois normalmente o celebrante e os noivos estão falando ( votos) durante esse momento. Momento em que a música deve completar a emoção criada pelo “sim “ dos noivos, geralmente é uma música tradicional ou religiosa.
Entrada das alianças: – 1 música – a entrada das alianças é um momento rápido onde crianças ou outro convidado atravessa o corredor central com as alianças do casal.  Normalmente um tema da Disney é escolhido para o momento principalmente se a entrada for com crianças.
Benção das Alianças: 1 música – É um momento muito especial da cerimônia onde as alianças são abençoadas e depois trocadas pelos noivos. Geralmente é uma música religiosa que é executada, sendo que na cerimônia católica tradicionalmente se executa a Ave Maria.
Assinatura do Civil -1 música. Momento em que os noivos assinam o livro de Registro Civil e o livro da Igreja. Geralmente é um momento muito rápido pois comumente as assinaturas dos padrinhos são colhidas antes do início da cerimônia faltando somente colher a assinatura dos noivos. Em algumas cerimônias esse momento ocorre antes do início do rito religioso após a entrada da noiva e em outras esse momento não acontece pois o casal já realizou no cartório.
Cumprimento dos Padrinhos – 1 música para cada grupo de 5 casais ( geralmente de 2 a 3 músicas). Esse momento  tem duas formas de acontecer: 1) os noivos vão até os padrinhos os cumprimentam e saem na sequencia, seguido pelos padrinhos; 2)Os padrinhos vão casal por casal até os  noivos, os cumprimentam, posam para as fotos e saem na sequencia. O primeiro modo é o mais rápido e normalmente uma ou duas músicas são suficientes. O segundo modo é mais demorado onde o ideal é ter uma música para cada grupo de 5 casais de padrinhos. Exemplo:  8 padrinhos – 2 músicas; 12 padrinhos – 3músicas. O repertório para esse momento  geralmente é composto por músicas mais animadas já preparando  os convidados para a festa.

Saída dos Noivos  - 1 música. A música de saída dos noivos geralmente é a mais animada de toda a cerimônia, iniciando as comemorações da festa.
Além desses momentos, os quais são praticamente fixos em todos os tipos de cerimônias há outras necessidades de música que ocorrem de acordo com escolhas dos noivos ou exigência da igreja como por exemplo, cerimônias católicas onde são executadas o “Salmo responsorial”, a “Aclamação ao Evangelho” e “Música para  Comunhão”  ou mesmo outras entradas como Entrada da Bíblia ou Imagens Religiosas, Entrada exclusiva dos Pais dos Noivos, Entrada dos Avós dos Noivos, etc.

Outras músicas também são executadas na “sala”, momento que antecede a cerimônia religiosa onde a orquestra recepciona os convidados, evitando “aquele silêncio mortal” dentro da igreja ou mesmo o falatório excessivo dos convidados antes do início do ritual. De modo geral, os noivos precisam de 10 a 15 músicas para a cerimônia religiosa lembrando que é nesse momento que ocorrerá a união do casal, sendo a boa escolha tanto do grupo que irá executar quanto do repertório, fundamental para o sucesso e emoção de cada momento.
Ouça alguns exemplos de músicas visitando o canal da Orquestra Horizon no Youtube clicando AQUI

Abraço Paulo Martimiano   –   Maestro Orquestra Horizon

_____________________________________________________________

Espero ter ajudado vocês! 
Escolham com calma! Pense nos momentos mais especiais que passaram juntos e que marcou para vocês. Vale a pena apresentá-la aos músicos que estarão no seu casamento e encaixá-la no momento adequado! 
Vai ser emocionante! 

Nos acompanhe no Facebook: https://www.facebook.com/casemaisblog
E no Instagram: @_casemais

Beijosss
_

Nenhum comentário: